Trabalho e Saúde Psíquica

Trabalho e Saúde Psíquica

Uma visão psicanalítica sobre realizações e sofrimentos na vida profissional

Objetivo:
Esse grupo de estudo pretende pensar os laços entre vida profissional e os elementos psíquicos originários e constitutivos do sujeito. A partir de um dos conceitos fundamentais da psicanálise, a Pulsão, nos interessa saber quando o trabalho é um exercício pulsional (entendendo por pulsional, a princípio, a melhor ação possível a partir do real); e quando é uma manifestação sintomática, ou seja, quando comparece o sofrimento psíquico no não exercício da pulsão. Aqui abordaremos temas como: narcisismo, identificações imaginárias e outros entraves egóicos.

Referências: Pragmatismo Pulsional de João Perci Schiavon e Textos de Freud, Lacan, Dejours e outros pensadores psicanalíticos contemporâneos.

Público: Interessados no discurso psicanalítico e nos temas referentes a trabalho, vida profissional, escolhas, desenvolvimento humano e saúde psíquica (aberto a todas as áreas).

Duração: 4 meses, finaliza em junho (aceita novos participantes durante o andamento do grupo)

Encontros: Terças-feiras das 19h00 às 20h30 

Local: Curitiba/PR

Mensalidade: R$ 150,00 (para cada 4 encontros)

Informações e inscrições: whatsapp 9 9947-4640 com Sylvia ou contato@sylviafloriani.com.br

Por: Sylvia Floriani
Psicóloga e Psicanalista, membro da ALCEP desde 1996, com formação em diversas instituições psicanalíticas. Realiza atendimento clínico e coordena grupos de estudos e cursos em Psicanálise. Em paralelo tornou-se especialista em desenvolvimento humano, de carreira e orientação profissional, atuando nestas áreas há mais de 20 anos, com várias formações neste segmento.