top of page
Image by Alexander Grey

evento presencial gratuito

atrevimentos clínicos

A QUEM INTERESSA
O IDENTITARISMO?

Movimentos identitários. Identidades. Quando as identidades passaram a ser uma questão? E é uma questão para quem? Quando foi que lutas importantes, genuínas e históricas da sociedade brasileira passaram a ser consideradas movimentos identitários?

convidado

DOUGLAS BARROS

autor do livro "O que é identitarismo?"

06/nov

18h30

Livraria Telaranha
R. Ébano Pereira, 269 Centro, Curitiba

proposições

grupos e atividades

Grupos de estudo online, cursos, eventos, oficinas e outras tecituras propostas por nossos analistas, abertos ao público interessado, com possibilidade de vagas sociais e afirmativas:

1.png

grupo de estudos online

Diálogos com Freud

Proposto por: Jéssica Nevel e Soledad Fernandez

Queremos percorrer a obra de Freud mergulhando nas diferentes nuances que a sua leitura desperta, investigando tanto questões da época em que esta foi escrita quanto questões da nossa contemporaneidade. A ideia é transitar por diferentes textos freudianos articulando aquilo que deles brota com outros pensadores da filosofia e da própria psicanálise buscando nesse exercício, linhas de força que oxigenem a prática clínica.

Encontros quintas feiras, 10h a 11h30. R$200/mês

  • formulário
  • Instagram
1.png

clube de audiovisual online

Mexidão

Proposto por: Amanda Talhari

Mexidão, como o prato mineiro com tudo dentro, sem preconceito. Mexidão de gêneros, estilos, tons, e temas. Mexidão porque bota a gente pra sentir. Pra falar da potência e da beleza nas narrativas alegres e tristes da ficção e da vida. A cada temporada, um tema ou jornada. A cada temporada, um tema ou jornada. E nesta segunda falamos sobre os encontros. Para isso, filmes de drama, aventura, terror, suspense, ficção científica, curta-metragem, animações, séries e séries animadas são nossos aliados para tocar nos temas.

Encontros quinzenais, segundas-feiras 19h30

  • formulário
  • Instagram
jason-dent-3TuIIkWlpvA-unsplash.jpg

sublimeação

germinário

a imanência analítica

O que pode a psicanálise?

Os graus da pulsão são graus de proximidade com o real, são graduações do saber e níveis de vitalidade. Uma vez alcançados, repercutem em todas as demais condições de existência - biológicas, culturais, afetivas, ideacionais. Não exercê-los, não praticá-los, também afeta as demais condições, de tal modo que se experimenta, a cada vez, o que é justo.

 

Seminários semanais conduzidos por Gilceley Santos e João Perci Schiavon, e presença de convidados e palestrantes.

Image by K8

percurso de psicanalista

curso de formação

fundamentos em análise

Segundo ciclo em andamento (2024-2026) com inscrições no início de cada semestre.

eventos

o ato analítico e a expressão artística
Palestras, leituras de filmes, performances e outros eventos compostos com pensadores e pensadoras da psicanálise, filosofia e das artes. 
 
Arte e psicanálise propiciam um devir da potência humana que é frequentemente rechaçada, permanecendo quase sempre em estado virtual.
Através delas podemos atualizar essas forças.
 
O que nos interessa aqui é ultrapassar uma função representativa e provocar deslocamentos no sujeito para além do eu que o paralisa. Nesse sentido, a psicanálise tem muito a se servir da arte, para auxiliar o encontro do sujeito com sua singularidade.
 
Assim como uma obra de arte, somos seres inacabados, no sentido de uma nomeação que sempre pode ser sublimada, "bemdita", precisa e que está sempre por vir. E é justamente aí que pode residir o exercício criador de inserirmos novos rabiscos, mudarmos as cores e ampliar nossos contornos.

hulki-okan-tabak-OvYzpw5x0zQ-unsplash.jpg
eventos
Atrevimentos.png
Atrevimentos 3.png

vozes na psicanálise contemporânea

WhatsApp Image 2024-08-19 at 22.54.16 (4).jpeg

nov/2025

out/2024

jun/2024

WhatsApp Image 2025-10-27 at 15.15.06 (2).jpeg

Atrevimentos Clínicos é uma proposta de encontros abertos à comunidade, com convidades, para promover conversas acolhedoras e provocativas sobre a contemporaneidade e a psicanálise, para escutarmos a polivocidade na tecitura da interseccionalidade.

edições

A quem interessa o identitarismo?
com Douglas Barros

Psicanálise à Brasileira
com Thayz Athayde

Escuta das diáporas pulsionais
com Kwame Yonatan

filmes

leitura de

Leituras propostas e conduzidas por Gilceley Santos desde 1997:

bottom of page