top of page
Image by K8

percurso de psicanalista

curso de formação

fundamentos em análise

Segundo ciclo com início em fevereiro de 2024.

jason-dent-3TuIIkWlpvA-unsplash.jpg

sublimeação

germinário

a imanência analítica

O que pode a psicanálise?

Os graus da pulsão são graus de proximidade com o real, são graduações do saber e níveis de vitalidade. Uma vez alcançados, repercutem em todas as demais condições de existência - biológicas, culturais, afetivas, ideacionais. Não exercê-los, não praticá-los, também afeta as demais condições, de tal modo que se experimenta, a cada vez, o que é justo.

 

Seminários semanais conduzidos por Gilceley Santos e João Perci Schiavon, e presença de convidados e palestrantes.

proposições

estudos abertos

Grupos de estudo online, cursos, oficinas e outras tecituras propostas por nossos analistas, abertos ao público interessado, com possibilidade de vagas sociais e afirmativas:

Image by SwapnIl Dwivedi

grupo de estudos

Racismo e Psicanálise

Proposto por: Thais Adorno

Este curso se propõe a fazer interlocuções entre o Racismo, especialmente no Brasil e como a Psicanálise escuta e lidar com os sintomas provocados por este a subjetividade dos sujeitos. A potência da criação e da inventidade são dispositivos essenciais para rever as encruzilhadas entre esses temas e analisar as aberturas possíveis na clínica.

Encontros quinzenais, quartas-feiras, 19h30 a 21h. Datas 10/4, 24/04, 8/05, 22/05, 5/06 e 19/06. R$150/mês

  • Formulário de Inscrição
Image by Henrik Dønnestad

grupo de estudos

Criatividade Cafetinada

Proposto por: Amanda Talhari e Luciana Basso

O que é a cafetinagem da criatividade? o que é a arte? e ser artista? o que é ser “bom o suficiente"? o que a angústia pode dizer? como anda nossa relação com o tempo e o sustento? e os respiros e saídas disso?

Encontros semanais, 12 encontros ao longo de 3 meses (março-junho), R$150,00/mês

  • Formulário de inscrição
  • Mais informações
IMG_7283_edited.jpg

clube de audiovisual

Mexidão

Proposto por: Amanda Talhari

A cada temporada, um tema ou jornada. E, nesta primeira, queremos falar sobre justiça visceral olhando pra experiência do que é comprimido pelo e busca vazão: nossas gaiolas, as alianças que construímos, a resistência e retificações.

Encontros quinzenais, segundas-feiras 19h30, 12 encontros ao ano. Faixas de contribuição.

  • Formulário de Instrição
  • Mais informações

eventos

o ato analítico e a expressão artística
Palestras, leituras de filmes, performances e outros eventos compostos com pensadores e pensadoras da psicanálise, filosofia e das artes. 
 
Arte e psicanálise propiciam um devir da potência humana que é frequentemente rechaçada, permanecendo quase sempre em estado virtual.
Através delas podemos atualizar essas forças.
 
O que nos interessa aqui é ultrapassar uma função representativa e provocar deslocamentos no sujeito para além do eu que o paralisa. Nesse sentido, a psicanálise tem muito a se servir da arte, para auxiliar o encontro do sujeito com sua singularidade.
 
Assim como uma obra de arte, somos seres inacabados, no sentido de uma nomeação que sempre pode ser sublimada, "bemdita", precisa e que está sempre por vir. E é justamente aí que pode residir o exercício criador de inserirmos novos rabiscos, mudarmos as cores e ampliar nossos contornos.

hulki-okan-tabak-OvYzpw5x0zQ-unsplash.jpg
eventos

filmes

leitura de

Leituras propostas e conduzidas por Gilceley Santos desde 1997:

bottom of page