"Psicanálise é a pergunta o que é psicanálise?"
Jacques Lacan
“É preciso continuar a perguntar e a responder! Não podemos tirar o corpo fora O novo da Psicanálise é ser a mesma”
Gilceley Santos, 1997
Debruçar-se sobre o que é a Psicanálise e qual o sentido da cura é trabalho fundamental para manter a virulência do que Freud chamou de “a peste”. Mas é fundamental entender que as perguntas são precisas na medida em que são Cais: pontos de partida e de chegada. A potência das perguntas reside no espaço aberto para a ação de responder aproveitando tudo que há disponível para ampliar a capacidade de pensar e, consequentemente, a capacidade de agir, tendo como referência a Pulsão.
Nesse movimento, em 1997, Gilceley Santos criou a Associação Livre (?) Centro de Estudos em Psicanálise – ALCEP. Uma ação singular e ao mesmo tempo extrapessoal, como toda ação pulsional deve ser. Singular, porque diz respeito a história de UM, resultado de desterritorializamentos consecutivos. Extrapessoal, pois diz respeito ao desejo de ir além que, quando testemunhado, sinaliza a outros a possibilidade de desbravar territórios sempre que estiverem dispostos a“arregaçar as mangas e por a mão na massa”.
Desde então, a ALCEP se mantem como uma “ilha de resistência”, lugar de encontro para aqueles que se dispõe ao exercício de pensar, propondo a discussão no sentido de analisar e criar formas eficazes de intervenção social, na direção da diminuição do mal estar que a civilização gera e mantém.
_
Gilceley Santos
Comentarios